21 novembro 2007

Cães grandes e cães pequenos, afinal existem ou não diferenças ??

Actualmente as classes de Agility são divididas em:
Standard – Cães grandes, cães com mais de 45 cm de altura ao garrote

Midi – Cães médios, cães até 45 cm de altura ao garrote

Mini – Cães pequenos, cães até 35 cm de altura ao garrote

Mas existem assim tantas diferenças de condução e métodos de treino ?

Segundo Gonçalo Amorim, actual campeão nacional de Midi com o Spot, e um dos melhores na classe Std com o Fly :
“Posso enumerar algumas coisas que eu acho mais relevantes: na condução acho que é diferente, os cães Standard têm um passada maior, o que implica um posicionamento dos condutores mais preciso.

Os Midi obrigam-nos a correr mais, pois fazem um acompanhamento mais ao lado do dono. Os Standard não cortam tanto as curvas como os Midi, pois o facto de serem maiores, mais alongamento se faz no salto. Nos Midi o facto de serem mais pequenos, a sua mobilidade no movimento do salto faz com que perca menos tempo.

Nas zonas de contacto os Midi adaptam-se melhor, isto não quer dizer que seja fácil para os pequeninos, mas têm a vida mais facilitada.

Segundo a minha experiência e falando de um modo geral das 2 classes, já vi cães standard a fazer as zonas de contacto mais rápidos que os Midi, já vi cães Midi a serem mais rápidos que os Standard, já vi donos a correrem com o seu Midi ao lado, já vi a conduzirem Midis á distância como nos Standard, enfim, eu tive um Midi em competição, antes tive 2 cadelas no Standard, actualmente tenho 1 Standard, por isso na minha opinião o que interessa é o método de treino aplicado e não o Tamanho do Cão.
Há condutores que gostam de correr com os seus cães, há outros que preferem um melhor posicionamento na pista.
Fala-se muitas vezes que os Midi têm vantagens sobre os Standard nas competições, mas eu não acho, tantos os Standard´s têm algumas vantagens sobre os Midi, como os Midi têm vantagens em certos aspectos sobre os Standard.
É preciso ter um Midi para saber as diferenças sobre um Standard, e algumas das opiniões são de pessoas que nunca tiveram ou conduziram um Midi rápido, aí veriam que não é nada fácil como falam.”


Para mim o tamanho não conta.

As pistas são as mesmas, os obstáculos são os mesmos ... o que muda é o relacionamento entre o dono e o cão, o que muda é o método de treino.
Adequar o método de treino ao cão é o que todos fazem ( pelo menos deviam fazer ) seja ele grande ou pequeno, seja ele um cão lento ou rápido, seja ele um Border ou um Caniche.

Não existem diferenças entre cães grandes e pequenos, existe somente diferentes métodos de treino e condução, de forma a adaptar a qualquer cão e a qualquer raça.



Obrigado Gonçalo pela participação neste post.
Gonçalo Amorim e os seus cães em http://agilitydogs.blogspot.com/

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO