22 novembro 2007

Cães Mini/Midi vs Standard .... porque tanta descriminação

O passado do Agility tem demonstrado que a classe Standard é a classe rainha do Agility, relegando a classe Mini e Midi para 2º plano.

Será que no futuro vai ser igual ??

Eu pessoalmente não acredito, não só por ter um cão Midi, mas por aquilo que tenho visto nos meus 4 anos de Agility.

Gonçalo Amorim, actual campeão nacional da classe Midi, pensa o seguinte sobre a questão, relacionamento entre Std vs Mini/Midi.

"Ora aí está uma pergunta interessante, mas prometo que vou ser muito sincero, pois senti na pele durante uns anos o que é estar a concorrer com um cão Midi e ser reconhecido por muito pouca gente do Standard.
Nos últimos anos acho que as únicas pessoas que se preocuparam com os Midi, foram os próprios condutores dos cães Midi e os Seleccionadores Nacionais. Em relação aos Standard não há uma grande atenção para com os pequeninos, não houve nem haverá, pois o que tenho notado ao longo destes anos e ainda hoje em dia, o que conta no Agility em Portugal são os cães grandes. Por isso é que os Midi são uma classe em que há tão pouca gente em Portugal.
O relacionamento dos Midi com o Standard penso que é muito bom, pois de certa forma querem ver reconhecido o seu trabalho e é através dessa boa comunicação que se vai tentando mudar certas mentalidades e que num futuro haja tantos Midi como Standard. "

Vamos as estatísticas ...

I - Numa prova de Agility Internacional, as classes Std são compostas por +/- 90% Borders Collie e as classes Midi/Mini por Shelties e Poodles mas também existem bastantes Terries e Spaniels.
II - Nos pódios em Std 99% das vezes está um Border , em Midi/Mini já vi Shelties , Poodles, Pastores Pirinéus.

Posso concluir que a competição nas classes Mini/Midi é bastante mais atractiva que a classe Std, existe uma maior diversidade de raças que torna bastante difícil saber quem vai ganhar.

Outras conclusões:
I - Os custos associados a um cão Mini/Midi são bastante inferiores a um cão Std , ao nível do preço do cão, da ração que consome , dos custos de transporte.
II - Num espaço de um cão Std cabem 3 cães Mini/Midi
III - Considerado por muitos como o melhor cão de Agility do Mundo é um Midi , um Pastor dos Pirinéus , Simply the Best.
IV – O melhor cão português em campeonatos do Mundo foi um Sheltie , o Spot ficou em 7º lugar .

Mas afinal porque é que a classe Standard continua a ter mais cães que as classes Mini/Midi juntas ?

Hoje em dia quando uma pessoa pensa em adquirir um cão para competição de Agility pensa em Border Collie, são e tem sido ao longo dos tempos cães de trabalho puro, vivem para satisfazer o dono, são excelentes cães, que torna o ensinamento do Agility um pouco mais fácil.

Será que é da preguiça das pessoas ?? Ensinar um Terrier ou um Spaniel é bastante mais difícil que ensinar um Border.

Acho que não.

O futuro do Agility passa pela igualdade entre as classes, o respeito pelo trabalho de uma pessoa independentemente do cão que tem.

E julgo que aos poucos a mentalidade tem vindo a mudar.

Nas últimas provas internacionais tem se visto um crescente entusiasmo pelas classes Mini/Midi, as pessoas têm ficado pasmadas com o Agility destes cães.
Hoje em dia temos grandes Agiliteiros que sempre treinaram Std a treinarem Mini/Midi.










Em Portugal, a classe Midi continua a crescer, sendo composta por 7 cães nos diferentes graus.
Pela primeira vez tivemos um cão Midi num Campeonato da Europa e ficou num excelente 14º lugar.

Grandes cães vêm em pequenas embalagens .... está na altura de lhe darem o devido valor.

Se os cães não fazem distinções .... quem somos nós para as fazer

O Agility é para todos



Obrigado Gonçalo pela participação neste post.

Gonçalo Amorim e os seus cães em http://agilitydogs.blogspot.com/

6 Comentários:

Anónimo disse...

Estamos a querer entrar pela via do "meu é melhor que o teu" e sinceramente as realidades de um cão midi são completamente diferentes de um std. Cada um com as suas virtudes e limitaçoes!!!
Relativamente a algumas conclusões aqui apresentadas queria esclarecer algumas incorrecções:
I - Os custos associados a um cão Mini/Midi são bastante inferiores a um cão Std , ao nível do preço do cão, da ração que consome , dos custos de transporte.
ISTO APENAS É VERDADE AO NIVEL DA RAÇÃO Q CONSOME POIS A MAIORIA DOS CAES MIDI ATÉ SÃO MAIS CAROS QUE UM CÃO STD. E OS CUSTOS DE TRANSPORTE APENAS SÃO MAIORES SE O TRANSPORTE FOR FEITO DE AVIAO, MAS COMO A MAIORIA DAS VIAGENS SAO DE CARRO...!!!

II - Num espaço de um cão Std cabem 3 cães Mini/Midi
NUM ESPAÇO DE UM BORDER CABEM 3 SHETLANDS??????!!!!!
III - Considerado por muitos como o melhor cão de Agility do Mundo é um Midi , um Pastor dos Pirinéus , Simply the Best.
MELHOR CÃO DE AGILITY MIDI POIS PARA SER O MELHOR CÃO DE AGILITY DO MUNDO TERIA QUE COMPETIR DIRECTAMENTE COM MINIS E STD
IV – O melhor cão português em campeonatos do Mundo foi um Sheltie , o Spot ficou em 7º lugar .
A MELHOR CLASSIFICAÇÃO DE UMA DUPLA PORTUGUESA EM MUNDIAIS FOI DO SAMIR COM O MAGIC ALCANÇANDO O 6ºLUGAR. SE A QUESTÃO É A NACIONALIDADE DO CÃO ENTÃO O MELHOR CÃO PORTUGUES FOU A SHIRA DA ANA FIADEIRO POIS O SPOT É DE NACIONALIDADE ESPANHOLA E O MAGIC É DE NACIONALIDADE FRANCESA!!!!!!

Anónimo disse...

Filipe ,
não quero nem nunca quis entrar nesses campos de que o meu é melhor que o teu .
Eu não sou assim, e tu sabes isso, quero fazer o melhor e ser o melhor, mas sem nunca dizer que o meu é melhor que o teu, bem pelo contrario, tento sempre ajudar, dando a minha opinião ( que vale para quem a quiser aceitar).

Este post serve unicamente para alertar para uma situação que tem vindo a melhorar.

Mas vamos ser muito sinceros, a classe std é a rainha do Agility , eu só pretendo que todas sejam iguais.
A atenção dada a cada classe varia de classe para classe.
Não basta incentivar as pessoas a fazer agility,tem que se olhar para o que temos e tentar melhorar,criar "ambiente" para que todas as raças e SRD´s possam fazer Agility.
Queres um exemplo : vê o Pilim !! que fez inumeras eliminações, contam-se pelos dedos as pessoas do Agility em Portugal que deram uma palavra de incentivo,uma simples dica ao Paulo.
Porque ??? não vale apena ???? se fosse um Border já valia ??
(Atenção que eu não tenho nada contra os Borders , bem pelo contrario, adoro aqueles cães)

Preços ....eu não falei em nenhum cão especifico , mas duvido que qualquer terrier, spaniel tenha um custo superior a qualquer cão existente na nossa classe std

Sim ...eu não tenho duvidas que o Simply the best é o melhor cão de agility do mundo ... mas essa ideia não é de agora ... porque é que não fazem um ranking nacional com todos os cães ... ou fazem uma prova para apurar o campeão de todos os cães ... + provas, melhor agility, + publico .

Peço desculpa a todos que são amigos pessoais do Samir, mas para mim ele não conta. já representou Portugal e o Brasil.
Sei que deu muito a Portugal e todos nos estamos muito agradecidos
Mas para mim o melhor é o Spot com o Gonçalo
Lamento mas é uma opinião pessoal .

Anónimo disse...

Olá Hugo relativamente a opiniões pessoais penso que não devem ser discutidas. Relativamente ao Samir, tu não és o 1º a achar que ele não era uma dupla Portuguesa, aquando do mundial de Lieven o 6º lugar do Samir incomodou muita gente e houve logo vozes a querer arranjar desculpas de que o Samir não era Português e etc, tudo para naõ admitirem que tinha sido a melhor prestação de uma dupla PORTUGUESA (pq representou Portugal) em Mundiais. Esquecem-se de que o Magic foi totalmente formado em Portugal e fez 3 campeonatos Nacionais.
Ou será que agora a selecção de Futebol por ter 2 brasileiros + seleccionador já é não é a selecção Portuguesa????
Relativamente à classe midi ou mini ter poucos cães, é tudo um problema de base impossível de combater!!! E pq??? Tudo começa nas escolas com os alunos que aparecem (pois estes serão os futuros concorrentes)e aí a pequena quantidade de cáes pequenos que aparecem explica a falta de midis em Portugal. E mesmo os pequenos que nos aparecem na Escola em 90% dos casos são trazidos por senhorecas q não tem disponibilidade nem vontade de fazer mais do que o quieto e andar ao lado com o seu lulu. Contra isto não há nada a fazer!!!
Penso que neste assunto há muito idealismo pois quem está nas escolas a receber os alunos sabe como é a realidade.
Claro que como a formação dá poucos caes pequenos a competividade nesta classe diminui e os condutores antigos devido á falta de competividade não apostam nos pequenitos!!! Efeito bola de neve....
Solução:
Aparecerem mais cães pequenos nas escolas,como???? Não sei e acho impossível, isto já é um problema social que nos ultrapassa.
Temos o caso de Espanha que proporcionalmente tem o mesmo nº de caes midi que Portugal. Portanto o problema não é só nosso!!!
Solução para aumentar competividade: juntar rankings e haver um campeão por cada classe e um campeão absoluto.
Não sei se isto será a solução pois desde há 3-4 anos que a taça de Portugal é disputada pelas 3 classes e nunca vi os condutores do midi a aplicarem-se como os do std para ganharem esta competição...!!! Até vi condutores midi aquando das jornadas duplas a prescindirem da prova da taça...

Achas que nós na escola não incentivamos todos a fazer Agility??? A verdade é que um bom nº de cães que aparecem nas escolas aparecem com tantos problemas que o agility torna-se para eles uma missão quase impossível. E além disso tudo, temos o comodismo das pessoas que não estão dispostas a treinar mais q 2 vezes por semana e quando o tempo está bom!!!!!
Quanto ao STD ser a classe rainha em POrtugal e também lá fora, penso que segue a lei da vida, tem mais concorrentes logo... Pq é que o Futebol tem mais projecção do que o Andebol??? Pq envolve mais clubes e consequentemente mais atletas logo desperta mais interesse do publico!!!
E no fundo nós queremos todos é ganhar,independentemente da classe que disputamos e a prova disso é que mais 2-3 anos e 70% dos midis vão ser Borders!! Tens dúvidas???? E aí vamos ter classe mini,classe borders pequenos e outros e classe borders grandes e outros. Perguntas-me se concordo com os borders midi?? A nível competitivo concordo, a nível de paixão pela canicultura acho que se está a desvirtuar a raça. TOU DIVIDIDO NESTA QUESTAO!!!!!

Just Agility disse...

Não acho assim tão impossivel de combater.
Acho que tem partir das pessoas que estão no Agility, se quem não conhece o Agility e vai ver uma prova e so vê cães grandes ...chega a simples conclusão que o pequeno lulu que tem la em casa não tem capacidade para fazer agility.
Claro que exige sacrificios e maior parte dos portugueses não sabem o que isso é , para muitos deixavam o cão e iam buscar passados uns meses ja ensinado !!!!

Mas imagina que tu, ou alguem que ande nisto há muito tempo arranja um midi !!! esta a dar um exemplo na escola onde anda, esta a demonstrar as pessoas que os pequenos podem ser grandes .

E se calhar essas pessoas que numa altura da sua vida agiliteira decidem adquirir um midi, vão ficar supreendidas :)

Anónimo disse...

Tens razão quando dizes que se nós condutores actuais podemos pegar num midi e desta forma dar o exemplo para incentivar outros mas isto só vai resolver o problema em 10-20% pq o resto tem que passar pelo aparecimento nas escolas de mais cães pequenos!!!! A mioria das pessoas aparece na escola pois tem problemas com o seu cão e não pq viu uma prova de Agility e acha que o seu cão também pode praticar!!! Tomara que fosse assim...!!!
Mais pessoas houvessem como tu a defenderem desta forma esta classe!!!!

Anónimo disse...

Tomara eu que tivesse todos os anos aumentos salariais de 10-20% :) .. bem melhor que 0 !!

Imagina esta simples regra ... todas as escolas tem de ter pelo menos um cão midi/mini a participar !!!! um bocado exagerado ... mas dava jeito.

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO