13 janeiro 2008

O meu cão tem medo do barulho

A 1ª vez que fiz uma prova de Agility em pavilhão, estava nervoso , mas havia alguém bem mais nervoso que eu ... o meu amigo Trantor .

Aquele cão que não tem medo de nada estava a tremer de medo , e o resultado foi muito mau, fez um salto e decidiu fugir para fora do pavilhão.

Fiquei de rastos, afinal de contas algumas provas de Agility são em pavilhão !!! o meu cão tem medo de sítios fechados .... estava errado , ele tem é medo de barulhos , e em sítios fechados o eco torna esses barulhos ainda mais ruidosos.

Mas afinal porque é que os cães tem medo de barulhos, foguetes , trovoadas ?? Sinceramente não sei e nunca ninguém conseguiu me explicar.

O que eu sei é que os cães ganham estas fobias quando são bebes, e é nessa altura que os donos devem ter a preocupação de tentar reduzir essas fobias.

Muitas vezes os donos protegem demasiado os seus cachorros, esta errado . Eles tem de passar pelo maior numero de experiências possíveis quando são pequenos , assim podem se habituar mais facilmente a todas as situações da vida.

Hoje em dia o meu cão entra em pavilhões e faz as provas com a maior naturalidade e ainda ladra de contente !!!

Isto foi o que eu fiz durante uns largos meses

Juntei algo desagradável , como era o barulho , com algo que ele adora, a comida e o churro.

Alguns exemplos :
- Ligava a aparelhagem e colocava a comida junto a coluna e progressivamente aumentava o som.
- Cada vez que andava de carro, o som ia bem alto ... ( o Trantor adora andar de carro )
- Ia brincar com ele para as estações de comboios, metros e para o aeroporto de Lisboa , são os únicos sítios fechados que permitem entradas de animais , pelos menos são os que eu conheço
- Ia a concertos ao ar livre, na baía de cascais costuma haver, brincava e dava comida

Faltava a parte pior, fazer Agility

Agradeço a todos os elementos da minha equipa da Future Dogs Team Agility por me terem ajudado.
Era um circo nos treinos do Trantor, panelas a bater, cornetas, tudo o que pudesse fazer barulho.

Hoje em dia não vou dizer que ele não tem medo de barulhos, mas tenho a certeza que para ele a vontade de fazer Agility é bastante superior a qualquer barulho que possa acontecer.

Como em tudo na vida, as coisas não aparecem do céu, se tens um objectivo vai até ao fim, não te desculpes com os problemas que podem aparecer ... trabalha para os resolver.

Um grande obrigado a todos a que acreditaram em mim e no Trantor.

1 Comentário:

Johann The Dog disse...

I believe you are right about phobias developing early. And it takes a lot of work to overcome them sometimes.

Gracie came to live with us at 6 mos old and she was afraid of cars, men, trucks, but over a month or so we were able to help her face and overcome her fears. It's a lot of work, but it can be done.

I'm still afraid of small children, and we just don't have enough children around us to help overcome, but we continue to try!

Thanks for wishing me well, I'm on the mend!

Woofs, Johann

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO