17 abril 2008

Estilos de condução de Agility

O Agility, como em tudo na vida, tem modelos, bases que servem para moldar o teu estilo de condução.

O Just Agility perguntou ao Gonçalo Amorim e ao Filipe Vilhena, que andam no Agility há alguns anos, para definirem alguns estilos de condução de Agility, nomeadamente o Alemão, o Francês, Inglês, Espanhol (Molina) e o Brasileiro.


Para Gonçalo Amorim

A condução francesa é aquela que mais me identifico, pois caracteriza-se por um trabalho em equipa num todo, o condutor e cão participam em conjunto de forma enérgica e constante.
Francesa: rápida, contagiante, nervosa, sem momentos para respirar, se acerta ganha.

Inglesa: à distância, mais posicional(condutor), menos cansativa por parte do condutor não querendo dizer menos trabalhosa, mas corre-se menos. Como a NBA está para o Basquet, o agility não está para os ingleses, a sua qualidade não veio ao de cima ainda.

Espanhol (Molina): cortes mais precisos nas trajectórias, eficaz mas não em todos os condutores espanhóis, no caso de Molina é muito interessante ver como recorta tudo o que pode.

Brasil: sinceramente na minha opinião é uma mistura de condução inglesa com espanhola.

Alemã: com grandes resultados nos últimos anos valem pela sua eficácia como trabalham o cão.

Gonçalo Amorim
goncalo1972@hotmail.com
Meu BLOG:
http://agilitydogs.blogspot.com/



Para Filipe Vilhena

O estilo francês alterou-se um pouco nos últimos 2 anos. A condução muito agressiva e atlética vem dando lugar a uma condução igualmente atlética mas mais suave sem colocar tanta pressão no cão. A falta de resultados nos últimos anos levou os franceses a repensarem um pouco a sua condução sem alterarem a sua filosofia.

Hoje em dia encontramos muitas semelhanças entre a condução francesa e a condução à António Molina, o qual soube tirar da velha condução francesa a vertente atlética e constante motivação do cão juntando-lhe uma vertente técnica onde os franceses não eram tão fortes.
Como nos dizia António Molina: “ Para estarmos à frente do nosso cão nem sempre é necessário correr mais do que ele podemos utilizar movimentos técnicos que nos permitam estar “adelante” !!!”

O estilo inglês continua a caracterizar-se pela condução à distância (parece-me cada vez menos). Onde penso que os ingleses se distinguem verdadeiramente é na técnica dos contactos, extremamente seguros e rápidos.

O estilo que na actualidade mais resultados e adeptos tem obtido é o alemão, a que não será alheio, o facto de que nos últimos anos a Alemanha vem alcançado excelentes resultados nos Mundiais. Com uma condução maioritariamente por “delante”, é o expoente máximo dos pivots cegos, onde o condutor perde por momentos o contacto visual com o cão mas nunca tira os olhos da pista. Tem as suas vantagens e desvantagens!!!! Para mim tem mais vantagem do que desvantagens… portanto é uma técnica a explorar e principalmente a trabalhar…

Filipe Vilhena
Caniclube
http://www.caniclube.com/


Será que existe um modelo de condução perfeito?
Não sei, todos estes modelos são bases para o trabalho, com o qual nos podemos identificar mais ou menos, consoante o cão que tens e consoante a tua disponibilidade física.



Um exemplo de um Estilo de Condução de Agility perfeito
= Recortes de Molina + Contactos da Sylvia Trikman + Pivots da Sylvia Vaanholt


Será ???
Retirar alguns elementos dos vários estilos e moldar o melhor agility para o meu cão é sem duvida o meu estilo de Agility perfeito.

Pode-se dizer que em Portugal não existe um estilo definido de condução.
Existem algumas pessoas que se baseiam num, outras noutro estilo, mas no geral penso que todos os agiliteiros portugueses tem um estilo próprio, mais uma mistura de estilos que propriamente um estilo bem definido.

E nisso sem duvida o Agility Português pode ser muito “grande”, pela característica do nosso povo, que se adequa facilmente a diversos modos de vida e aprende com facilidade, somos grandes .... mas por vezes com uma ambição pequena.

Se quisermos ser os melhores .... um dia vamos ser, e alguém irá escrever sobre o Estilo de Condução Português.

Just Agility
Muito obrigado ao Gonçalo e ao Filipe pela participação neste post.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO