27 maio 2008

Agility é movimento

Encontrei um artigo num site brasileiro (lamento mas não me lembro o nome do site ) sobre a visão dos cães , que me lembrou algo que sempre me disseram desde que começei a treinar agility,” Agility é movimento “ .

Algumas frases deste artigo
...
“ Os donos que desejam entender melhor seus cães devem reconhecer que os cães vêem o mundo de uma perspectiva visual diferente ...”
...
“ Os cães usam outras pistas (como o cheiro, textura, brilho e posição) ao invés de contar com as cores. A visão de um cão, por exemplo, não pode distinguir se uma luz parada é verde ou vermelha; eles vêem o brilho e a posição da luz. Isto e o fluxo e ruído do tráfego dirão ao cão que é o momento certo de atravessar a rua.”
....
Não espere que seu cão reconheça você em um campo somente pela visão. Ele reconhecerá você melhor quando você estiver fazendo algum tipo de movimento particular a você ou pelo cheiro ou pelo ouvido. Devido ao número de bastonetes existentes na sua retina, os cães enxergam objectos em movimento muito melhor que objectos parados. A sensibilidade para o movimento tem sido observada como um aspecto crítico para a visão canina. "Muito do comportamento do cão relaciona-se com a postura e honestidade. Pequenas mudanças no seu corpo significam muito para seu cão.“


Se eu pensar um pouco na condução que tenho com o meu cão, é fácil chegar a uma conclusão, parar numa prova de Agility ... é o fim .
Quantas vezes já vimos numa prova o dono parado a dar ordens e o cão a olhar para ele a espera e a pensar “ então é para onde ??? “ .
Um up ( salto ) é uma ordem de execução , é o teu corpo é que vai indicar qual o salto a fazer, se tiveres parado a dizer up ... up ... up .... , não resulta.

Ombros, joelhos e apontar com o braço são as partes do corpo que indicam a trajectória ao cão.
É a fluidez do teu corpo que torna a condução simples ou difícil.

No entanto se para os saltos podemos ter este problema, para os outros obstáculos a situação é ligeiramente diferente, já que grande parte dos Agiliteiros tem ordens específicas para os restantes obstáculos, mas a ajuda com o corpo é sempre essencial.

Saber movimentar-se em pista é um ponto fulcral numa pista de Agility, e deve ser treinado sem a presença do cão.



Agility é movimento.



Just Agility


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO