20 janeiro 2010

Exponor ..."o vazio"

Depois das duas provas de Grau 1, onde participou unicamente um cão .... uma Srª do público perguntou-me “ Mas é sempre o mesmo o cão a fazer ? e os outros ? “

Muito já se falou sobre o assunto alcatifa, a conclusão é simples .... ninguém gosta e muitos recusam-se a participar em provas com um piso deste género.
Eu considero os cães de Agility atletas profissionais, com capacidades acima da média para esforços acima da média.
Considero que escorregar é muito perigoso para os cães e para os condutores, mas também considero que pistas em mau estado, que angulações perigosas seja em piso for também são prejudiciais para os cães ..... e infelizmente estas situações acontecem muito mais vezes do que as provas em alcatifa.

Comparado com outras alcatifas de provas anteriores, esta alcatifa até parecia relva sintética, dentro das piores posso dizer que esta no top, mas continuava a escorregar.
Pior que a alcatifa escorregar são os juízes de provas em alcatifa fazerem pistas como se fossem para relva com angulações incríveis e tempos inacessíveis para qualquer cão.
Mais uma vez esta situação aconteceu .... isto para mim é inaceitável.

Quanto prova .... não existe muito a dizer, muito público, poucos cães, pista de jumping impossível de terminar dentro do tempo std, valeu o bom ambiente na prova.


- Agility Português



- Público da Exponor




Just Agility na Exponor

14 Comentários:

Fernando Horta disse...

Olá Hugo,
Segundo me tenho apercebido estas provas em alcatifa não vão ao encontro das directivas da FCI no sentido da preservação da integridade fisica dos cães.
Julgo que um juiz internacional está alertado para este problema pelo não se compreende como é que desenha a pista com um grau de dificuldade e com um tempo de percurso sem considerar o piso.
Por ultimo, se calhar estas provas (com alcatifa) em exposições deveriam passar a ser apenas demonstrações , que para o publico e para a organização da exposição tinham o mesmo efeito e assim os participantes podiam fazer o percurso sem pôr em risco os cães.

Filipe Vilhena disse...

Olá Hugo... Depois de reler a tua reportagem da prova da Batalha e após ler a reportagem da Exponor fiquei deveras confuso... 2 provas na mesma qualidade de piso mas com direitos a posts com conteudo bem diferente... afinal em q ficamos...???

"Por outro lado ..... a Exposalão Batalha continua a ignorar os Agiliteiros, eu tenho em minha casa panos de cozinha com mais aderência que a alcatifa que a Exposalão disponibilizou para a prova de Agility.

Só existe uma palavra para isto ..... vergonhoso.
Vergonhoso a Exposalão se preocupar em trazer o Agility para esta feira e nem sequer se preocupar com o bem estar físico dos cães que la competem .... custa assim tanto perceberem que estamos a falar de atletas de alta competição ?? custa assim tanto perceber que estes cães treinam imensas horas durante a sua vida para depois chegarem a um piso de “merda” e estragarem o trabalho que tem vindo a ser feito semana após semana , e principalmente correrem o risco de se aleijarem !!

Afinal de contas .... o Agility não dá dinheiro .... porque o que dá dinheiro é aquele desporto canino !!! .... onde passeiam a “laca” pelas pistas e cagam e mijam em todo lado ...... esses sim dão dinheiro a muita gente e como não precisam de correr ..... a alcatifa mais rasca que houver à venda chega perfeitamente"

Just Agility disse...

Fernando,

Pode sempre acontecer o juiz não saber o que é uma alcatifa ....

isso tens de perguntar a ele

Just Agility disse...

Filipe,

Sinceramente não percebo a tua questão

A alcatifa da Batalha foi a pior de todas, e esta foi a melhor ... mas ambas escorregam

e critico ambas

por isso não percebo onde queres chegar com esta pergunta ?

Abs

Filipe Vilhena disse...

Para bom entendedor meia palavra basta...!!!

Just Agility disse...

Continuo sem perceber o porque da comparação entre dois posts

Se pretenderes tambem pudemos colocar no meio os posts das outras provas de alcatifa

mas a minha questão mantem-se

Não percebo o porque dessa pergunta ?

Abs

2pc disse...

Boas,


1 - Pistas em mau estado? a Pista que foi usada é da Bomcãoportamento, por isso se achas que que esta em mau estado diz!! Apesar de isso não ser verdade!!Agora lançar boatos e falsidades é que não!

2 - Se parecia relva sintética, ou seja igual à de Viseu, os tempos dados estavam mais que correctos, por isso nada apontar ao juiz!

3 - Angulações: cabe ao guia escolher a forma que quer fazer o percurso para evitar acidentes, mas a ânsia de ganhar ás vezes dá asneira...não pode valer tudo para o dono levar um prémio ou um ponto, sim o dono, o cão não leva nada.... há limites, e no máximo esse limite é a saúde e segurança do cão!!


Ass. 2PAc

Just Agility disse...

Boas João

1- sim existem pistas em mau estado . mas eu não me referi a do BomCãoportamento !!! que por acaso considero uma pista excelente
2- que comparação é esta, eu referi que esta alcatifa era bem melhor que qualquer outra que foi utilizada ... do parecer ao ser vai uma grande distancia
3- segundo as regras de FCI , os juízes devem se preocupar com a segurança do cão em pista, ou seja criar trajectórias que não sejam perigosas ..... o que estas a querer dizer que os juízes podem fazer o que quiserem e são os donos que tem de fazer a trajectória mais segura ? ....se é isso , não concordo e sinceramente acho que tu também não concordas

Mais alguma questão ?

Abs


Hugo

Pedro disse...

Hugo, vais desculpar-me mas esta alcatifa que dizes ser bem melhor que as outras, o ano passado mandou o meu cão para casa com uma almodada de uma pata lascada, pois em linha praticamente recta, escorregou e bateu contra um salto.

Se fores ao site do Joka na arca vês lá o video que o mostra.

Abraço para todos e não se exaltem.
Pedro Gaio

Just Agility disse...

Ola Pedro,

so referi que era bem melhor que a da Exponor e da Batalha ... mas não deixa de ser alcatifa ...escorrega

Abs e obrigado pela dica no final :)

acordamos todos mal dispostos ehehe

Artur Pires disse...

OLá Hugo

Tenho de defender um pouco a minha dama ( juizes ).O regulamento da FCI em nenhum local diz que o juiz tem de ...., mas sim que o juiz deve desenhar uma pista fluida em que cão e condutor possam desenvolver o percurso sem tropeços.Ora isto é muito lato e gera muitas interpretações. Se numa competição vemos duas e por vezes mais conduções diferentes para um exercicio, como pode o juiz estar a prever todas. Ele, juiz, prevê a que acha para ele a melhor forma e analisa-a como tal.Concordo com o amigo que disse "na ansia do melhor resultado", pois é a mais pura verdade, na maior parte dos casos os condutores querem é o melhor tempo independente se o cão vai ter de fazer algum esforço extra ou não.É natural e próprio da competição.
No entanto cabe ao juiz:
Informa-se das dimensões disponiveis da pista para montagem do percurso.
Os obstáculos que tem disponiveis
TIPO DE PISO
ETC
ETC
Para tal bastaria alguém dizer- Sr juiz a prova é indor, com alcatifa de muito pouca espessura colocada em cima de pevimento de cimento.
O agility não é profissional e qualquer juiz compreenderá que o esforço para a realização de provas é muito grande e nem sempre se consegue o melhor( alcatifa ), mas avisado poderá fazer um percurso mais aberto e contribuir para diminuir um problema já pré existente.
Se isso não acontecer, avisar o juiz atenpadamente, ele chega no local , monta a sua pista e só vê o problema com a passagem dos cães e aí...

Agora Hugo, eu avisei , angulações atipicas para alcatifa. eheh

Abraço a todos

Artur Pires

2Pac disse...

Boas,

1 - Se fazes um post a queixar-te da qualidade das pistas e onde a pista usada é da Bomcãoportamnto tenho todo o direito de escrever : "Pistas em mau estado? a Pista que foi usada é da Bomcãoportamento, por isso se achas que que esta em mau estado diz!! Apesar de isso não ser verdade!!Agora lançar boatos e falsidades é que não!"

Mais as fotografias que aparecem são da nossa pista... por isso o homem médio interpreta o teu post tal e qual como eu o fiz... por isso o meu pedido de esclarecimento...

2 - Continuo sem perceber um alcatifa que parece relva sintética...não me parece possível, mas o erro é certamente meu!!!

3 - Remeto para o resposta do Artur


Abraços e boa sorte para o novo projecto

Ass. 2PAc
João Freitas

Just Agility disse...

Ola Artur, concordo com o que tu dizes

Conseguir a angulação mais curta e mais rapida faz parte da competição.

Mas ( tudo tem um mas !! ) , os juizes podem facilmente evitar isso.

Eu não sou juiz nem tenciono ser, mas eu penso desta forma.

Quando o juiz cria uma pista, seja para que piso for, sabe perfeitamente onde os cães vão passar, obviamente que existem pontos onde possa existir duvidas.
e são pontos que o juiz, quando temos pisos escorregadios, deve evitar.
Situações de trajectorias diferentes

Do ponto de vista do cão, o percurso não é assim tão variado, acredito que 90% dos cães fazem o mesmo percurso ..o que muda é o percurso do condutor de acordo com o estilo.

pelo menos eu penso assim

quanto a prova em questão .... ja tinhas avisado.

Abs

Hugo

Unknown disse...

Olá a todos, apesar de não ter lá estado e considerando o juiz que é...eu acho que ele guiou-se pelo que está habituado...nós é que não correspondemos às suas expectativas, claro que a alcatifa deve ter ajudado...
E tb acho que os percursos podem facilitar/dificultar determinadas trajectórias mas o papel principal está na mão dos condutores. Sofia

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO