01 setembro 2010

Portugal e os Mundiais de Agility

Suiça, este foi o meu primeiro Mundial de Agility com o meu cocker Kissy.
Recordo perfeitamente como aconteceu e o quanto nervoso eu estava, devido ao falecimento de um grande cão ..o magnifico Herói , o Kissy foi chamado para representar Portugal na classe Midi.

Nesse Mundial éramos 9 duplas, 6 da classe Std e 3 da Classe Midi
Ao longo dos tempos o número de duplas tem vindo a diminuir, chegamos a ter uma única dupla no Mundial da Noruega por motivos que todos conhecem, 5 duplas no ano passado e este ano temos 3 duplas.

As regras para este ano eram simples, só podem ir ao Mundial cães de Grau 3, e dessa listagem o CPC escolhia.
Como só passaram 3 cães STD para o Grau 3, vão somente 3 cães, a Toffy a Nell e a Noor ... 3 magníficos cães que merecem com toda a justiça esta ida ao Mundial.

Portugal ( julgo eu ) tem direito a levar , 6 STD e 6 Midi/Mini .... não me recordo de alguma vez ter cumprido todas as vagas !!

A questão que se impõe é simples ...porque ? Sinceramente acho que “ninguém” sabe, ou eu pelo menos eu não sei e não percebo.
A solução era tão simples, o CPC ajuda ( ajuda , porque não paga a totalidade das despesas !!!! ) os que conquistaram o direito a ir ao Mundial, depois consoante as vagas disponíveis era dada a oportunidade mediante algumas regras ( por exemplo a classificação geral ) de puderem ir ao Mundial sem qualquer ajuda do CPC.

Não seria esta “oportunidade” extremamente positiva para o Agility Português ?? para o próprio CPC ??

Portugal leva 3 STD, se um dos que vai ao Mundial quiser levar mais um cão e pagar todas as despesas desse cão não era positivo para o Agility Português ??? Não ...esta foi a resposta do CPC.
Não percebo e duvido que alguém perceba como é que uma instituição que supostamente serve para incentivar o desporto canino nacional e internacional nega, sem qualquer custo, a ida de um cão a um Mundial de Agility.

Para aqueles que ao lerem este texto pensarem “ o Hugo só escreve isto porque não vai ao Mundial” ...a resposta é simples.
Tens razão ...sinto-me chateado por não ter conseguido levar o Kissy a mais um Mundial, sinto-me chateado porque não me foi dada a possibilidade de puder ir pelas minhas custas, sinto-me chateado porque sei que tenho um magnifico cão de Agility que esteve em grande no ultimo Mundial e que podia fazer algo pelo Agility Português neste Mundial.
Mas acima de tudo sinto-me chateado porque o Agility Português continua a usar palas como os burros que seguem somente um caminho e não olham em redor para ver o que realmente se esta a passar, porque se isso acontecesse viam que as pessoas trabalham e estão disponíveis para dar o melhor para este desporto.

Não se pode querer tudo na vida sem se fazer por merecer, infelizmente alguns querem tudo sem fazer nada para o merecer.


O Agility Português merece ter mais representantes em Mundiais de Agility


Hugo
Just Agility

4 Comentários:

Neto disse...

Hugo, eu quis dizer no outro comentario é que se fosse eu, iria por conta própia, até onde sei voce pode competir pelo seu país mas não terá seus resultados contabilizados e válidos (para a CPC) ainda se for campeão, entendeu? bom, no Brasil os competidores pagam tudo tambem, até mesmo as roupas da equipe, mas se isso iria te deixar em uma situação ruim com a CPC, mais sabio é realmente é apenas tentar criar um movimento para que eles mudem de idéia, e façam valer para o ano seguinte uma nova regulamentação, afinal, quanto mais gente competindo por um país melhor, claro.

Just Agility disse...

Ola Neto, não percebi bem o que escreveste.

Mas em Portugal, ninguem pode competir em Mundiais sem autorização do CPC, ja que so podemos ser inscritos no Mundial atraves do CPC.

Assim apenas podias ir assistir

Abs

Hugo

Artur Pires disse...

Hugo

Simplesmente sem palavras.Agora um reparo
Neto no barsil os condutores não pagam tudo não. Recebem uma ajuda significativa da CBA ( cerca de 1500 dólares cada um ) e no Brasil ninguém pode ir a um mundial sem ser classificado ou estar dentro das normas estabelecidas pela comissão técnica.

Abs
Artur Pires

Neto disse...

Boa essa ajuda Artur, é de extrema importancia, achei estranho a informação que me deram antes sobre não ter ajuda, mas acreditei quando me falaram por ser uma pessoa experiente, bom, quanto a ingressar no mundial de agility claro que não me referi a entrar de qualquer modo, eu quis dizer que existem outros meios, não precisa ser através de um único orgão do país e sim através de uma organizacao cinéfila do seu país, que seja filiada a FCI ou aqueles com uma relação próxima a ela, AKC, CKC e o Kennel Club da GB, e ainda preencher alguns outros requisitos, mas é interessante saber que há outro meio sendo que o único disponível para vocês mais atrapalha que ajuda, aparentemente.

Abs

fonte:
http://www.fci.be/uploaded_files/Agility_EN.doc

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO