07 julho 2011

Contactos é uma simples consequência

Contactos ... penso que não existem duvidas, para mim serão sempre running contacts , é a minha forma de ver Agility e não me parece que alguma vez a vá alterar.

Sempre os tentei fazer, faço-os actualmente e sempre os irei fazer.

Tocar nos contactos, seja de que forma for e seja qual for o método , foi sempre a grande preocupação dos Agiliteiros.
Eu já pensei assim, mas agora mudei um pouco a minha opinião.

O tocar é importante, mas para mim neste momento o mais importante é forma como se toca nos contactos.
Quero dizer com isto que não basta tocar, mas sim o cão saber que tem de tocar e saber que deve tocar da forma que pretendemos.

Estou a re-treinar a paliçada do Just, algo aconteceu durante o treino da paliçada que modificou o comportamento dele ( acho que o voar lá cima e aterrar com o focinho no chão deve ter sido um dos culpados !! ).

E o Just sabe que tem de tocar num determinado sitio, mas eu nunca lhe disse como deve tocar !!!! Ou seja se o cão voar do inicio para o contacto ..ele toca !! , se vier a andar devagar e tocar ....ele toca !!!
Mas é isto que eu quero ?? esta incógnita e insegurança na forma de ele fazer a paliçada?
A resposta é não.

Quero uma passada, quero uma forma de fazer única, que lhe dê confiança que vai ser sempre da mesma forma ....hoje é isso que eu recompenso, a forma como ele faz a paliçada, porque se ele fizer da forma que eu quero ele vai sempre tocar !!!

Hoje em dia no Agility não basta tocar, o cão tem de saber exactamente o que vai fazer e ser 100% consistente na forma como o faz, o tocar nos contactos é uma simples consequência.

Just Agility

2 Comentários:

Fabiano Estigarribia disse...

Concordo 100%. Meu último dog tem a Rampa A corrida, não para. A passarela não consegui, mas ficou bem rápida. Ainda vou terminar ela corrida, um dia. Já a gangorra está em treinamento, re-treinando.

Acho que apesar de ter cães treinados com o 2on2off, os contatos corridos são o futuro.

Just Agility disse...

Acho que o futuro não são os contactos corridos e nem os 2O2

É a mistura dos dois !!

Actualmente grande parte das pessoas optam pela Paliçada em corrida , obrigares o cão a colocar nas patas da frente todo o peso é prejudicial , e como é um obstáculo que tu tens tempo para te posicionar .... contacto em corrida

Passarele .... eu faço corrida , mas ao mesmo tempo tenho uma ordem ( somente para o Just ) para ele saber que no final é para abrandar e virar e digo essa ordem durante a passarele , como tambem tenho uma ordem para ele ir em frente

Actualmente ja existem pessoas a fazer contactos corrida e 202 , e dizem ordens diferentes para cada tipo de movimento e estas ordens são dadas antes do cão iniciar a passarele

O cão sabe bem antes , e acerta a sua passada consoante o tipo de passarele ,

Este é o futuro do Agility , ter a possibilidade de controlar em alta velocidade todo o tipo de contactos , apenas mediante ordens verbais , porque no caso dos contactos ...ordens físicas não servem de nada , isto claro para cães rápidos

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO