14 julho 2011

Contactos são uma consequência , parte 2

Hoje quero vos contar a história do Kissy vs Passarele

É uma historia longa com muitos conflitos entre os dois ... muitos por ignorância minha, outros por teimosia minha, mas no final veio provar que quando o cão entende o que é para fazer .... ele faz.

Durante os primeiros 2 anos o Kissy nunca teve problemas na passarele, fazia em corrida e tocava sempre, eu simplesmente deixava ele correr, fazer aquilo que mais gostava e resultava.
Não havia método , não havia sistema, simplesmente ele corria e tocava ....o sonho perfeito.

Depois do Mundial da Suiça em 2006 algo mudou na cabeça do Kissy ( e talvez na minha ), foi nessa altura que comecei a levar o Agility um pouco mais a sério e a querer fazer tudo muito mais rápido .

O Kissy começou a saltar a passarele, umas vezes tocava , outras vezes saltava feito louco ...e nessa altura começou o meu desespero.

Acho que tentei de tudo, usei os aros mas rapidamente descobri que o Kissy sabia perfeitamente quando estava lá o aro e quando não estava e sabia que em prova nunca estava la o aro , foi um falhanço.
Depois comecei a correr mais rápido e quando chegava ao final fingia que mandava a bola e ele simplesmente tocava e ia atrás da bola , o pior era quando eu não conseguia lá chegar .... nessas alturas saltava , mais um falhanço

Depois de um ano assim, resolvi parar o Kissy nos contactos, algo que sempre fui contra pois não é assim que eu gosto do Agility, mas o desespero falava mais alto e assim fiz.
Durante alguns meses a treinar 2O2 o resultado foi uma inconsistência tremenda em pista , umas vezes parava, outras vezes corria , outras vezes saltava ... era o desespero e uma insegurança tremenda.

Na época de 2009/2010 resolvi acabar com este problema de uma vez por todas.
Voltei aquilo que acreditava, aos contactos em corrida , voltei aquilo que tanto eu como o Kissy mais gostamos .....correr.

Mas desta vez com um método, e mais simples que isto não podia haver.... vou ensinar o Kissy que deve tocar no contacto da passarele, o mesmo método que usei com o Just.
Parece um pouco "estupido", mas grande parte dos cães não sabem onde devem tocar ....simplesmente sabem que devem ir para uma determinada posição, ou devem simplesmente correr e desta forma tocam nos contactos, mas não aprendem a tocar num local.

Foi isso que ensinei ao Kissy, ensinei a tocar no contacto da passarele , simplesmente corre e toca ...correr e tocar.

Tinha o problema das provas do campeonato, mas resolvi fazer aquilo que tinha de ser feito. E assim durante a época de 2009/2010 eliminei 90% das provas, sempre que eu verificava que o Kissy tocava e tinha intenção de tocar eu recompensava o cão em prova e sempre que ele falhava eu voltava atrás e fazia de novo.

Época de 2011, Kissy foi campeão com apenas uma falta na passarele e a fazer aquilo que mais gosta ....correr, mas desta vez sabe o que esta a fazer e eu confio a 100% nele.


Seja qual for o método que uses, tocar nos contactos é uma consequência do que o teu cão sabe e daquilo que lhe ensinaste ( ou não ).



Just Agility

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO