06 setembro 2011

Armadilhas no Agility ...para que ??

Com a evolução do Agility e da sua componente mais técnica surgiu o aumento da dificuldade das pistas de Agility, no entanto existe uma grande diferença entre dificuldade técnica e dificuldade "armadilha".

Infelizmente, pelo menos eu penso desta forma, alguns juízes e estas situações acontecem pelo mundo inteiro têm uma tendência para complicar o que já é complicado.

As regras de FCI são claras, uma boa pista deve proporcionar uma passagem fluida e suave ao cão.

“A well-designed course will allow the dog to go round easily and smoothly”.

Vejam este exemplo

Para mim o exemplo A é errado, isto não é Agility é uma simples armadilha que vai obrigar o cão a “dobrar” o corpo todo ...é errado.
O exemplo B é totalmente diferente, o cão vai fluido e não provoca qualquer tipo de perigo para o cão.

Podem dizer que o exemplo B é mais fácil ....e eu pergunto porque ? O Agility actual é um Agility muito rápido, são pequenos pormenores que te fazem ganhar ou perder, são decimas de segundos que te permitem estar no topo.
Assim o exemplo B vai permitir sem qualquer tipo de armadilha premiar aqueles que trabalham mais, que têm mais técnica de condução ...porque são estes que vão fazer este pequeno exemplo sem qualquer perca de tempo.

Agility é fluidez , Agility é rapidez , Agility não é obrigar os nossos cães a “dobrarem-se “ todos para fazer algo que não devia ser permitido.
“Quebrar” um cão é muito fácil, mas conseguir por um cão alegre e rápido em pista .... isso sim é Agility.

Duas pistas do Juiz David Powel, juiz do AWC2011 , retirei estas pistas do site da Aylen

A pista de Jumping tem um excelente desenho, zonas muito rápidas onde o controlo é obrigatório , zonas mais lentas e mais técnicas , é uma pista fluida que vai proporcionar um excelente espectáculo .


A pista de Agility é tambem uma pista muito fluida, onde a velocidade é o principal “perigo”. A sequência 8-9-10-11 é muito rápido e é uma zona propícia a perder tempo.

Não vejo armadilhas ..... vejo velocidade e fluidez , vejo alegria , vejo Agility e vejo o juiz do próximo Mundial de Agility.


Just Agility

2 Comentários:

Artur Pires disse...

Concordo contigo Hugo, belas pistas que por certo proporcionaram belos espetáculos.

Just Agility disse...

Afinal é isso que é a essência do Agility ...espectaculo !!

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO