25 janeiro 2012

5ª Prova Camp Nacional de Agility - Sul

Decorreu no passado sábado a 5º prova do Campeonato Nacional de Agility Sul 2011/2012,  foi organizado pela Academia do Cão e teve como juiz o Alen Marekovic da Croácia.


Começou muito bem a prova .... 37 duplas !! Tiveram presentes clubes de Lisboa, Porto, Rendondela ( Espanha ) , Lugo ( Espanha ) , foi um recorde de duplas presentes em provas Regionais.

Depois veio o evento.

Uma coisa é certa, se esta prova fosse com as regras anteriores onde o zerado é que era importante muita gente ia fazer estas pistas quase parado, felizmente as regras mudaram e viu-se grande parte dos condutores a darem o seu melhor, sempre em velocidade !!!

Não há volta a dar, os resultados não mentem ....

Grau 3 Agility STD
3 não eliminados
8 eliminados

Grau 3 Jumping STD
4 não eliminados
7 eliminados

Grau 3 Agility Midi/Mini
2 não eliminados
2 eliminados

Grau 3 Jumping Midi/Mini
3 não eliminados
1 eliminados

Isto é que foi eliminar !!!!

Deixo aqui as pistas de Grau 3 que eu desenhei, muito provavelmente as distâncias não estão correctas, mas da para ter uma ideia da dificuldade.

Acho de que depois da visita do juiz Alen Marekovic a Portugal a questão que se coloca é ..... somos assim tão maus ou aquilo era mesmo complicado?

No Midi/Mini A3, apenas a Pi e o Kissy não eliminaram nenhuma manga , no Std A3 todos os cães eliminaram pelo menos uma das mangas.
Eram pistas onde o controle do cão era a palavra chave, não havia a mínima margem para um deslize e onde (principalmente na pista de Jumping) os cães mais pequenos saiam em vantagem.
Passadas mais curtas permitem um maior controlo em curtos espaços, enquanto que os cães maiores.....ou controlas ou és eliminado !!

O que se viu em grande parte das duplas, especialmente na prova Jumping, foi o esquecimento da pista... eu fui um deles !! , aquelas voltas deram a volta a cabeça !!
Será que isto se deve a sermos simplesmente maus? ou será que não estamos habituados a este género de pistas ? onde o controlo é essencial, onde os obstáculos estão todos juntos e ao mínimo deslize ....eliminado.
Eu acho que alem de ser complicado, era muito diferente do que estamos habituados !!

Se me perguntarem se gostei das pistas é muito fácil, gostei muito da pista de Agility e não gostei da pista de Jumping.

A pista de Agility era complicada, zonas muito rápidas e técnicas, o obrigar o condutor a ficar em certos pontos e logo de seguida esticar o cão .....foi a característica principal.
Havia um pormenor que provavelmente o juiz não contava, e foi uma zona que criou bastantes dificuldades e onde algumas duplas eliminaram.
Junto a saída do túnel 11 estava a parede do pavilhão , esta parede empurrava os cães para dentro da pista , exactamente para o lado contrario do salto 12 .... eu eliminei neste ponto.
Porque para garantir no 12 , ias ficar desenquadrado na sequência seguinte e assim era muito complicado.
Talvez com mais espaço, fosse uma zona mais acessível.

A pista de Jumping, gostei muito até ao obstáculo 11, depois disso não gostei. Gosto de pistas complicadas, mas não gosto de andar sempre as voltas onde raramente o cão pode simplesmente esticar.
Se bem que com os meus cães, bem precisava que eles não esticassem tanto !!

Também quero salientar o local da prova, talvez seja actualmente o melhor local em Portugal para se fazer provas de Agility, e isto diz tudo !!!  A Academia do Cão esta de parabéns pelo esforço que fez em querer oferecer aos Agiliteiros um local com todas as condições, da minha parte ... Obrigado e Parabéns.

Ao Alen Marekovic, bem vindo a Portugal e de certeza que nos vamos ver mais vezes .... obrigado !!

Os grandes vencedores foram

Grau 1 Std
Wendy Oliver com Misti da No Stress Team

Grau 1 Midi/Mini
Joaquim Ruela com Tamina da Academia do Cão

Marta Brito , Marta Brandão, Vasco Ribeiro, Joaquim Ruela .... muitos Parabéns, Agility em Portugal a crescer !!!!

Grau 2 Std
Alexandra Rodrigues com Luna da Educacão

Grau 2 Midi/Mini
Julio Nogueira com Peka do Clube Patas ( Espanha )

Grau 3 Std
Paulo Sousa com Patch da No Stress Team

Grau 3 Midi/Mini
Hugo Santos com Kissy da No Stress Team


Parabéns a Equipa No Stress Team ( a minha !!! ) , 3 primeiros lugares !!! ;)


Até a próxima prova


Just Agility
Hugo
Kissy e Just

2 Comentários:

Miguel disse...

Julgando pelo desenho, também gostei do Agility e ví que Alen já usou os 22 obstáculos. Muito boa, variando pontos de controle e velocidade.
Já o Jumping, achei travada em demasia, controle em excesso e nada fluída como recomendação FCI.
Hugo, uma pergunta: Na manga Jumping, Slalon(3) e Túnel(4) tinham entrada livre?

Just Agility disse...

Miguel, no slalom e no tunel podias escolher a entrada que querias

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO