18 agosto 2014

30-40-60 ??

No grupo Agility Europe do FB, existe uma conversa muito interessante ... é um tema recorrente que após o EO e BCC de 2014 tem vindo a ganhar uns contornos um pouco diferentes.

Segundo as regras, a altura dos saltos deve ser:
STD: 55 to 65 cm. - MIDI: 35 to 45 cm. - MINI: 25 to 35 cm.
Quem decide a altura dos saltos é o juiz, consoante o piso que existe
Por exemplo se o piso for mais mole ( tipo areia de picadeiro ) seria aconcelhável os cães saltarem no mínimo

Em Portugal, este ano houve algumas alterações no grau 1 , alguns juízes começaram a usar as alturas mínimas ou intermédias , e nos restantes graus aplicam as alturas máximas.

Em alguns países da Europa, como Eslóvenia, Hungria , Áustria ..e provavelmente outros , as medidas mais comuns são 30-40-60.
No EO 2014 e no BCC 2014 as medidas usadas foram 30-40-60 e posso garantir que o piso era excelente, por isso foi apenas uma opção dos juízes.

A questão no FB era simples : quais serão as medidas do AWC 2014 ?
Segundo comentário de um dos juizes, essa decisão será tomada no dia anterior ao evento .

Certamente que para cães que saltam durante uma vida inteira , baixar os saltos seria benéfico para a sua saúde, por outro lado os saltos mais baixos vai trazer mais velocidade ao Agility que também é benéfico para o espectáculo ..... parece que em tudo é melhor ...e então porque não a aplicamos de uma forma geral ??
Não sei ...existem aquelas coisas estranhas no Agility onde as respostas são ainda mais “estranhas” ...” porque foi sempre assim “  ....detesto essas respostas.



A minha opinião é simples, aliás eu treino quase sempre com os saltos no mínimo , por isso um dia quando for juiz 30-40-60 ...será sem duvida a minha opção.
Se um cão tem uma boa técnica de salto .... não precisa de saltar a vida toda, e especialmente treinar, no máximo .
Agility é um desporto canino que implica um esforço tremendo para os cães , as lesões nos ombros ( que muitas vezes os donos desconhecem !! ) são muito comuns nos cães de Agility.
Sabem quando um cão vira o corpo todo para um lado e no ultimo momento vira o corpo para o outro e usa apenas uma pata para apoiar todo o corpo do seu peso ...... quando isto acontece , qual é a altura que preferem ??


Just Agility

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário
Não o faças como anónimo
Obrigado

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO